Sistema de medição de dados biomédicos – ritmo cardíaco
Laboratório de Sistemas - LABSI
Arquitetura

O desenvolvimento do sistema de medição de batimento cardíaco assenta na aquisição de sinal através de um sensor óptico reflexivo.
O sinal adquirido, traduzido numa variação de corrente na saída do transístor receptor, carece de condicionamento. Na fase do condicionamento de sinal, projetou-se um filtro passa banda, de forma a que se eliminasse o ruído existente e a que se filtrasse a componente contínua, naturalmente induzida pela própria medição do batimento cardíaco. Os filtros foram implementados com recurso a circuito de eletrónica analógica.
Uma vez condicionado o sinal, utilizou-se o conversor ADC do próprio microcontrolador, para conversão do sinal analógico em sinal digital. A partir do microcontrolador, é possível controlar o funcionamento do sensor através de um circuito de "enable". Desta forma, o sensor só entra em funcionamento quando necessário e com ordem do microcontrolador.
Através do módulo Bluetooth, implementado no microcontrolador, possibilita-se o envio de dados, sem fios, por comunicação série, para qualquer dispositivo devidamente configurado.
Para um recepção adequada do sinal adquirido, desenvolveu-se uma aplicação para telemóvel, em Android.